segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Olha aí turminha!
Encontrei o videozinho que o Caio Vinícius canta o tempo todo!!!!!
Acompanhem...é muito legal!





domingo, 23 de agosto de 2009

Projeto Higiene Bucal

Nossa primeira escovação para identificar se todos sabem fazê-lo com correção, antes de iniciarmos o Projeto de Higiene Bucal!
Apreciem... essa turminha é ELÉTRICA!









Estamos preparando uma entrevista com a Fabiana, dentista da escola.
Aguardem...

sábado, 22 de agosto de 2009

Ciranda Literária

Uma borboleta cinza vive solitária numa cidade cinza.
Quando vai para a floresta, chora de tristeza ao ver os outros bichos tão coloridos. ...

Em meio à poluição, toda cinzenta, lá vem ela, Gabriela, encenando para nos lembrar que a preservação do planeta é muito importante.

Contadora do dia 21/08/2009: Gabriela
Livro: A Borboleta Cinza






















































Com seu jeitinho acanhado, tímido, Gabriela nos trouxe uma história que todas as crianças deveriam ler e levar de exemplo para toda a vida!




















Depois de se lavar com um banho de lágrimas, a borboleta descobriu que também era colorida como os outros bichinhos da floresta!




















A lembrancinha preparada pela mamãe, com muito carinho!















E claro... a turminha vibrou!




















Parabéns Gabriela!
Acredite sempre em você, pois, por mais difícil que possa parecer uma tarefa, com persistência e muita dedicação, todos nós conseguimos executá-la.

Um beijo carinhoso da professora Rosemeire

Na próxima semana, teremos a apresentação e o reconto de Grazielle. Ela promete dar o seu espetáculo como ninguém ainda o fez!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ciranda Literária

Depois de tanta preocupação com esse surto de "gripe suína", retornando de um período gostoso de descanso, nossa Ciranda continua de vento em popa.
Se vocês pensam que já viram de tudo na nossa ciranda, estão enganados!
Nesta "edição", o contador cheio de criatividade, apresentou seu livro de uma forma que ainda
ninguém havia apresentado: com bonecos de massinha!
A turma vibrou e Gerson foi premiado com longos e fervorosos aplausos.


Contador do dia 17/08/2009
: Gerson

Livro: O dia em que a casa caiu







































Esse garotinho, que até então estava muito tímido em suas participações, se soltou de vez e fez uma apresentação verdadeiramente espetacular, que manteve a turma ligadinha durante todo o reconto.
Em alto e bom som, com uma oralidade perfeita, Gerson mostrou a que veio!


































Como num passe de mágica, os moradores da casa Alegria foram aparecendo através das mãos de Gerson, e a cada aparição, uma surpresa mais agradável que a outra!







































E finalmente, quando a casa foi derrubada, e todos se entristeceram por não haver mais moradores por lá, Gerson nos surpreende mais uma vez, com a máxima de que no terreno vazio onde havia apenas uma casa, foi construído um edifício, onde todos poderiam compartilhar o mesmo endereço, e viverem em harmonia!





















































E para culminar o "show", claro, lembrancinha pra toda a turminha! Preparada com todo carinho que somente as mães têm de sobra!!!





















Parabéns Gerson, parabéns família!
Vocês demonstraram que uma família unida, faz sucesso unida!

Nesta sexta-feira próxima, dia 21, teremos o prazer de ouvir a história contada pela Gabriela!
O que será que ela está preparando, hein?!!!

Um beijo grande a todos, e até lá!

Obs: Vale a pena ver de perto todos os personagens...

























































terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do Estudante

É claro que eu não poderia me esquecer de homenagear àqueles que todos os dias me desafiam a aprender mais e mais, a buscar novidades, e a entender como realmente ser cada vez melhor e a buscar sempre a perfeição!
Deixo a todos vocês meus alunos, estudantes queridos, o meu maior carinho e minha maior admiração!
A todos vocês, alunos e ex-alunos:

PARABÉNS PELO DIA DO ESTUDANTE

glitters


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Um dia de pintura!!!

Olá turminha!
Nosso primeiro vídeo, enfim consegui colocar aqui pra vocês verem!
Nossa aulinha com pintura a dedo!
Vocês são artistas!!!



segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Falso x Verdadeiro

Tá todo mundo alarmado!!!
Escolas sem aulas!
Mas estará todo mundo evitando as aglomerações? Alunos... e professores?
Vamos refletir, pois as notícias chegam diferentes nos veículos dos países envolvidos .
No Chile e na Argentina, os jornais falam sobre as mortes com preocupação, mas confirmam que as vítimas fatais tinham outros problemas de saúde.
O Chile ressalta que dos mais de 5 mil casos confirmados, 79% já se recuperaram.
O ministério da educação da Argentina propôs prorrogar mais uma semana as férias escolares, segundo informações, as crianças estão apresentando muitas doenças respiratórias por causa do frio e cuidar em casa pode ser a melhor opção.
Aqui, no Brasil qualquer tosse entra no hospital com suspeita da Influenza A.

O motivo dessa postagem não é simplesmente falar da gripe, ou das estatísticas duvidosas e contraditórias, mas sim lembrá-los que as notícias são SEMPRE suspeitas.
Desconfiem sempre. Filtrem-nas. Vislumbro algo por trás de tanta polêmica!
Muitas pessoas cancelaram suas viagens para o Chile e Argentina por causa das matérias dos jornais.
Eu acredito que essa cortina de fumaça é muita estranha. Tem mais do que gripe... Enfim.
Informação meus amigos, INFORMAÇÃO é a palavra de ordem e a melhor pedida nesse momento.

















Vamos com calma...
Pobrezinho do Leitão???
Ninguém vai querer experimentar esse vírus mutante, vai?
Sendo assim então, vamos aproveitar para esclarecer alguns mitos sobre a gripe, que tanto nos preocupa!
Vamos lá:

Gripe e resfriado têm as mesmas causas e sintomas parecidos
FALSO - As gripes comuns são causadas pelo vírus influenza A, B ou C, que infectam as vias aéreas (nariz, garganta e pulmões). Os sintomas podem ser: indisposição, febre alta (persistente de 3 a 5 dias), tosse, dores musculares, dor de cabeça, calafrios, coriza, fadiga e mal-estar generalizado. Em alguns casos, pode haver náuseas, vômito e diarreia. Nos resfriados, a febre é baixa ou ausente e ocorre de 2 a 4 dias. Em geral, são causados por rinovírus (existem mais de 100 deles), parainfluenza (4 tipos), adenovírus (50 tipos) e coronavírus (4 tipos humanos), entre outros. Na gripe suína, os sintomas são similares aos das gripes comuns, mas, de um modo geral, a vítima não apresenta coriza e pode ter mais náuseas e vômito.

Tomar vitamina C previne contra gripe suína
FALSO - Tomar vitamina C não previne a gripe suína. A falta dessa vitamina tem relação com a gripe porque níveis alterados desse nutriente podem levar a alterações do sistema imunológico. Assim, seu uso é indicado somente para situações onde há deficiência desse nutriente, cuja falta prejudica não só o desempenho do organismo na defesa contra a influeza A, como para outras doenças. Entretanto, não existe comprovação de que, em organismos bem nutridos, a vitamina C traga benefícios extras. Ao contrário, seu consumo indiscriminado pode até trazer efeitos tóxicos para o indivíduo. Por isso, a dosagem ideal deve ser indicada por um médico.

Tomar chá de alho, hortelã ajuda a aplacar a gripe suína
PARCIALMENTE VERDADEIRO-Ainda não existem evidências científicas de que o consumo dessas ervas possam ter efeitos protetivos contra a gripe suína. Mas, especialistas em medicina natural afirmam que o alho é útil nas infecções do aparelho respiratório e suas propriedades combatem a proliferação de vírus. Se consumido junto como complemento ao tratamento convencional, pode ter serventia. Quanto à hortelã, trata-se de um brando germicida natural utilizado para alívio de incômodos do aparelho digestivo, conferindo mero efeito refrescante para o aparelho respiratório.

Os medicamentos usados contra gripe suína podem gerar resistência
VERDADEIRO - Os remédios utilizados para a gripe suína agem inibindo a disseminação do vírus, que tem capacidade de mudar e se adaptar, criando mecanismos de reprodução imprevisíveis, podem gerar resistência.

Pegar vento ou andar descalço pode predispor à gripe suína
PARCIALMENTE VERDADEIRO - A exposição ao frio ou calor excessivo pode prejudicar várias funções do corpo, podendo causar alterações metabólicas, incluindo modificações nas condições das defesas imunológicas. Um exemplo disso é a mudança brusca do tempo, que predispõe a quadros alérgicos com aparecimento de secreção: se a pessoa se expõe ao vírus, com alteração anatômica e funcional das mucosas do trato respiratório (pelo quadro alérgico), terá maior dificuldade para se defender do vírus.

Se alguém pegar o vírus ficará imune à doença, mesmo que ela se manifeste em uma eventual segunda onda
FALSO - Uma vez infectada, a pessoa fica imune ao vírus e, portanto, não ocorrerá a reincidência da doença. Mas se esse mesmo vírus vier a sofrer mutações, gerando uma segunda onda de contágio, o indivíduo não estará imune à versão mutante.

O vírus pode ficar incubado ao longo da vida e pode se manifestar no futuro
FALSO - O H1N1 é um vírus do tipo RNA (possui ácido ribonucléico em seu material genético) e não causa esse tipo de fenômeno.

Obesidade pode aumentar a predisposição ao vírus
VERDADEIRO - Estudo realizado na Califórnia revelou que 2/3 dos pacientes diagnosticados com a gripe suína, tinham doenças crônicas como asma, obstrução pulmonar, imunodeficiência, doença cardíaca (congênita ou coronária) e diabetes. A grande surpresa foi ter identificado entre elas a obesidade, que se cogita incluir no rol das condições de risco. Acredita-se que o excesso de peso na região abdominal comprima o pulmão, agravando os sintomas da doença.



Fontes: Dra. Terezinha de Paiva, especialista em microbiologia médica e pesquisadora científica do Instituto Adolfo Lutz; Dr. Celso Granato, chefe do setor de virologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e assessor médico de infectologia do laboratório Fleury; Dr. José Luiz de Andrade Neto, infectologista e professor da PUC-PR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Dr. Luca Avoledo, naturopata especialista em nutrição e saúde natural (Universidade de Milão); com informações dos sites Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e Bloomberg


Se quiser saber mais, venha me visitar no meu blog profissional.

Confirmação do adiamento

Confirmado.
Conforme já havia avisado, a Rede Estadual de Minas Gerais também adiou o retorno às aulas para o dia 10/08, na próxima segunda-feira. Apenas os professores estarão na escola para capacitação sobre a gripe H1N1.
Aproveitem... mais um
a semana de férias!!!






domingo, 2 de agosto de 2009

Adiado o retorno às aulas!!!

Esta é uma informação que nos é muito útil, garotada e família!
Aconselho ligarem para escola para confirmação do retorno de amanhã, tá?!


"Em 31/07/2009 - 11h56
Rede estadual de Minas Gerais vai adiar começo das aulas devido à gripe suína
Da RedaçãoEm São Paulo
Atualizada às 12h35

A secretaria estadual de Educação de Minas Gerais, em acordo com a secretaria de Saúde, decidiu adiar o início das aulas na rede de ensino do Estado. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (31).Os alunos voltariam das férias na próxima segunda-feira (3). Com o adiamento, as aulas serão retomadas no dia 10 de agosto. Segundo o Educacenso 2008, a rede mineira tem 2.525.386 matrículas na educação básica.Segundo a secretaria de Educação, a decisão foi tomada para garantir a tranquilidade dos pais e professores, que estão receosos com a transmissão do vírus. Com a medida, as escolas ganham tempo para capacitar professores e funcionários na prevenção da gripe A (H1N1)."

Vamos aguardar a confirmação da notícia. Prometo avisar amanhã bem cedinho, ok?!

Na Rede Municipal de BH, já foi confirmado: retorno somente no dia 10/08