Blog destinado aos alunos da turma Girassol, famílias e amigos que quiserem conhecer e contribuir com nosso trabalho.
ESTE BLOG NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, COMO TAMBÉM NÃO RECEBE NENHUM INCENTIVO FINANCEIRO PARA SUA MANUTENÇÃO, DE NENHUMA ENTIDADE, ÓRGÃO, PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA.
Todas as fotos aqui publicadas, onde aparecem as crianças da turma Girassol, foram autorizadas por seus responsáveis através de um documento específico para tal.
Assim como escrevi no início deste espaço, quando resolvi divulgar o meu trabalho com a alfabetização, a cada dia que se passa, uma sementinha se torna planta, forte, viçosa, e repleta de flores! Assim como o girassol, na lenda, que caído do céu, semeado pelo rei vento, com todo carinho, cresceu procurando ficar bem perto do sol, girando suas belas pétalas que explodem o seu amor por ele, nossas crianças nos surpreendem com tamanho brilho! A sementinha da vez, que se tornou uma plantinha no conhecimento foi Caio Eduardo! Sua trajetória na escola, marcada pelo apoio do papai e da mamãe que não "desgrudam" da responsabilidade e não se "descuidam" do compromisso, culmina com uma bela e bem preparada aula de contação de histórias! Contador do dia 30/06/2009: Caio Eduardo Livro: O caso das bananas
Tendo como sua ajudante, a Dona Coruja, que como boa investigadora, tentou descobrir o paradeiro das bananas, Caio se esmerou em contar com detalhes o que fez a Coruja.
E como tem acontecido desde a primeira semana, foi a vez da lembrancinha de Caio, que também foi preparada com muito carinho pela mamãe!
Olhem bem! Não é que o danadinho do macaco veio nos visitar?
E assim, em meio a tanto brilho na apresentação, Caio deixou a sua marca no nosso mural da Ciranda Literária
Parábens a você Caio Eduardo, parabéns à mamãe e ao papai que se empenharam tanto para que nosso projeto não perdesse uma pétala sequer do brilho do girassol. O sucesso é de vocês, pois sem esta parceria, nenhum projeto, por melhor intencionado que fosse, seria possível!
Na próxima semana, Caio Vinícius nos trará a sua performance! Aguardem!
Um beijo especial e cheio de carinho a todos os meus girassóis e também a todos que são responsáveis pelo sucesso da turminha!!!
Toda sexta-feira, é permitido que as crianças levem seus brinquedos para a escola. É um dia esperado por todos, e as fotos que vocês verão, dispensam qualquer narrativa. Acompanhem...
Isso é que eu chamo de animação!! Um beijinho carinhoso a cada um!
Terça-feira, dia 23/06. Hoje foi um dia especial para mais um aluno da Turma Girassol. Arthur, a estrela do dia, nos presenteou com uma narrativa desembaraçada e "sorridente"! O livro de Santuza Abras, inspirou esse garotinho, que nos brindou com inúmeras surpresas! Acompanhem... O contador do dia 23/06/2009 : Arthur Livro: É só subir e cair
Esta é a amiguinha que Arthur trouxe para deixar os coleguinhas muito curiosos! Ela chegou bem no início da aula e todos ficaram inquietos para saber o que aquela bicicleta estava fazendo ali, bem na frente deles.
Arthur também trouxe para a turminha, uma lembrancinha preparada com muito carinho!
O que tinha dentro daquela embalagem sugestiva? Vejam vocês! Cada criança quando recebeu a sua, pelo toque das mãozinhas, já adivinhou: Uma Bicicleta!!!! Mas não era uma bicicleta qualquer, e sim uma bicicleta(uma motocicleta) movida a fricção para cada criança! Foi uma verdadeira festa de cores!
Mas Arthur nos surpreendeu mais ainda... Trouxe para as crianças, a história da bicicleta e a sua evolução no decorrer dos anos, um guia de como ser um bom ciclista tomando alguns cuidados e uma atividade: Um caça-palavras para a turma se divertir!
Para encerrar com chave de ouro, todas as crianças foram convidadas a brincar com suas "bicicletas motorizadas" no pátio da escola. Parabéns Arthur! Um parabéns especial à vovó Sandra, vovó Lúcia e em especial ao vovô Helvio, que ficou muito ansioso para que tudo corresse bem. E correu! A apresentação foi um sucesso, mas sem a participação desta família, nada disso teria acontecido. Aproveito para agradecer a todas as famílias dos pequenos girassóis, que provam, dia após dia, que com esta participação, toda criança é capaz de aprender e fazer a diferença. Quero ressaltar aos que sempre me perguntam, que a Escola Estadual Helena Guerra, é uma escola pública, mantida com verbas públicas. E esta professora aqui, também é uma funcionária paga pelo governo do estado de Minas Gerais, e não recebe qualquer valor extra que seja, para cumprir com o seu papel de professora. O diferencial talvez esteja, no empenho e no desejo de ver no rostinho de cada criança, a alegria de poder compartilhar com todos, o saber "apreendido"! E isto, não tem dinheiro no mundo que pague!
Um beijo carinhoso e especial a todos.
Nosso próximo contador, no dia 30/06/2009 : Caio Eduardo Estamos ansiosos pela chegada deste dia!!
Esta é uma brincadeira que sempre faz sucesso com a turminha (e também muito barulho!): O Jogo das Sílabas Usando as sílabas já estudadas em sala, a turma é dividida em dois grupos para competir. Desta vez, fizemos meninos X meninas. Cada criança escolhida, deveria formar o maior número de palavras que conseguissem, com as sílabas a disposição, num determinado tempo. O resultado?
5 X 2 para as meninas!!!
Mas os meninos querem revanche, e garantem que vão vencer!
Depois de formadas as palavrinhas, vêm as atividades: - reescrever - contar número de letras/sílabas - separar em sílabas - criar frases com as palavras - ilustrar - escrever palavras que comecem como a que foi formada - formar palavras com o mesmo número de sílabas da que foi formada - misturar as sílabas e formar novas palavras - marcar a sílaba inicial e/ou final de cada palavrinha - escrever palavras que rimem com as palavras formadas.
Depois da disputa, a criançada fica muito animada e toda atividade posterior é realizada com prazer! Quem foi que disse que brincando não se aprende???
Hoje a nossa contadora de histórias foi Anna Clara Mendes, a espoletinha da turma! Anna, com seu jeitinho ligeiro, contou-nos uma história que todas as crianças deveriam ler!
A contadora do dia 17/06/2009 : Anna Clara Mendes Livro: Eu
Em menos de 5 minutos, Anna deu o seu recado e arrancou aplausos da turminha! A ansiedade era tanta, que quando ela encerrou a história ela disse: _ Ufa!! Essa é a nossa Anna Clara!
Pra deixar a turminha ainda mais doce, Anna trouxe de presente para os colegas um mini livro com uma mensagem sensacional no seu interior!
Parabéns Anna Clara e família! O sucesso é todo de vocês!!!
Nossa próxima edição da Ciranda acontecerá no dia 23/06. Desta vez com um menino: Arthur Até lá!!!