segunda-feira, 15 de junho de 2009

Brincando e aprendendo ortografia

Com a intenção de tornar as crianças o mais autônomas possível, no que diz respeito a ortografia, a Turma Girassol, juntamente com a Turma do Cravo, ambas turmas de 6 anos, desenvolvem desde Fevereiro, o projeto "Brincar e aprender ortografia", que tem sido um sucesso!
A proposta consiste em enviar diariamente para a casa das crianças, como tarefa, uma atividade que deve ser executada juntamente com a família, onde um adulto oriente, apoie e corrija as tarefas propostas.
As famílias têm se mostrado muito atentas e dispostas a contribuir com o enriquecimento linguístico dos pequenos girassóis!

Esta participação nos leva a crer, contrariando o que muitos censuram, que quando a família participa da vida escolar das crianças, o sucesso é garantido e a criança tem direito à essa participação familiar nos seus trabalhos escolares!
Vejam a Roleta das sílabas, que foi confeccionada pela família esta semana, para as tarefas com o novo grupo de letras introduzido: R, S, T e V.



















A idéia da roleta, é que a criança gire as duas: uma com as vogais, e a outra com as consoante trabalhadas na etapa, formando assim uma sílaba que foi sorteada aleatoriamente. Com estas sílabas sorteadas, são propostas inúmeras atividades, tais como, encontrar em jornais e revistas, palavrinhas que comecem ou terminem com a sílaba; descobrir um nome de um colega ou conhecido que inicie com a sílaba; formar uma palavrinha e ilustrar usando a criatividade... e por aí vai!















Ao final de cada grupo trabalhado (estamos no 11º) as crianças já dominam as palavras que, conhecem, descobrem, e reinventam durante as atividades com a família.
E isto contribui positivamente no trabalho em sala de aula, pois, percebem assim, que aprender pode ser uma grande diversão!


Obs: A criança da foto, Gueciner, inovou e superou a dificuldade de fazer a roleta girar livremente, usando ao invés de um alfinete, um par de brincos! Segundo ele, idéia do papai!
Um beijo especial pra você Gueciner!!!!





Nenhum comentário: